O VENDEDOR DE FUMAÇA

Vídeo Animação – O Vendedor de Fumaça

“O vendedor de fumaça” é uma animação brasileira acerca de um mascate que vai de um lugar para outro prometendo realizar o grande sonho que pessoa cultiva, a um preço justo.

Ele chega a uma cidadezinha para vender seu produto, mas os habitantes estão muito ocupados e não lhe dão atenção. O comerciante vai ter de despertar o interesse de seu público, descobrir quais são os anseios mais profundos dessa clientela.

Sonho ou ilusão?

O vídeo nos ajuda a refletir sobre os conceitos de sonho e de ilusão. Sonho é aquilo que possui a chance de se tornar uma realidade, enquanto que ilusão é algo que se anseia sem possuir as condições mínimas para sua concretização. A diferença entre sonho e ilusão está na ação, na dedicação e na responsabilidade de transformar ideias em realidade.

Os temas principais abordados pela animação “O vendedor de fumaça”:

O poder da influência e do convencimento.

O vendedor representa aqueles que se utilizam de retórica para manipular e enganar as pessoas. Ele é carismático e sabe como atrair a atenção do público, mostrando como a habilidade de se comunicar pode ser usada para o bem ou para o mal.

Crítica Social.

O filme faz uma critica à sociedade de consumo, revelando a facilidade com que as pessoas acreditam em promessas vazias. Com efeito, a publicidade enganosa é responsável pela venda de muitos produtos e serviços. Muitos investem em soluções que não têm valor real.

A ingenuidade e a credulidade humana

A população do vilarejo representa o povo ingênuo, que age sem bom senso, pois lhes falta o questionamento sobre o que é oferecido. Querem soluções rápidas e estas podem levar a decisões ruins. A animação sugere que é importante ter um olhar crítico e não se deixar levar por promessas fáceis.

As consequências de se deixar levar por uma ilusão.

À medida que a história avança, as consequências da compra da “fumaça” se tornam evidentes. Isso serve como um alerta sobre os riscos de se deixar levar por ilusões e a importância de discernir entre o que é real e o que é apenas uma promessa vazia.

A obra, portanto,  promove várias reflexões sobre a natureza humana, a manipulação, além de fazer uma crítica ao consumismo. É uma animação que, embora divertida, carrega uma mensagem profunda sobre a necessidade de desenvolver o senso crítico e questionar promessas e afirmações sem fundamento razoável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima