DESCOBRIR E PROJETAR O ESTILO DE VIDA: já pensou nisso?

Vocë já parou para pensar sobre seu estilo de vida?

Descobrir e projetar o próprio estilo de vida pode ser uma tarefa sobre a qual você ainda não tinha pensado. A maneira como alguém vive a vida, o modo de se vestir, o tipo de moradia, os costumes que tem, as coisas que considera importantes, revelam seu estilo de vida.

Estilo de vida pode ser, então, a conexão que se estabelece entre hábitos, costumes, valores do meio social e a personalidade individual que assimila e reconfigura esses elementos na própria existência. Ele tem um lado que é cultural, mas também um elemento particular de cada um.

Mas, afinal, o que define o estilo de vida de uma pessoa?

O estilo de vida envolve os mais diversos aspectos da vida: alimentação, lazer, relacionamentos, trabalho, consumo, comportamento etc. e pode se modificar ao longo do tempo.

De fato, a maneira como as pessoas vivem suas vidas pode variar muito. Enquanto alguns gostam de viajar e conhecer novos lugares e culturas, outros preferem o aconchego do lar e o convívio com os familiares.

Se há quem viva em contínua interação social, também há os mais calados e que preferem o anonimato. Assim, compreendemos o estilo de vida de alguém como a maneira que ele escolhe viver, sentindo-se bem. Descobrir e projetar o próprio estilo de vida torna-se, então, uma tarefa importante para alcançar o que se quer na vida.

Apesar desse aspecto peculiar, que faz com que cada ser humano se diferencie de outro, há sempre uma referência à cultura grupal, de maneira que é possível identificar alguns tipos ou modelos de comportamento baseados em elementos particularmente valiosos a essa cultura. A sociologia e a psicologia social estudam esses padrões comportamentais e o efeito deles sobre a saúde mental e física dos indivíduos.

Diferentes estilos de vida que identificam as pessoas

Conhecer esses comportamentos típicos pode ser útil para identificar seu estilo de vida predominante, bem como qual deles poderia lhe garantir uma existência mais feliz.

Estilo de vida tradicional

Como o próprio nome diz, é o estilo de vida que reproduz o comportamento das gerações passadas. Ele garante segurança e faz com que a pessoa se sinta no controle de tudo que acontece ao repetir o que já conhece.

Estilo de vida arrojado, capitalista

Refere-se ao ímpeto de produzir coisas novas, arriscar-se nos negócios, empreender, de modo a construir um patrimônio que o notabilize.

Estilo de vida atlético

Considera o vigor físico e o domínio das fraquezas como essenciais para alcançar seus propósitos. O adversário a superar é o próprio eu.

Estilo de vida prazeroso

A busca do prazer e do bem-estar é a finalidade última de todas as atitudes. A felicidade consiste na satisfação que se pode alcançar a cada momento. Por isso, o instante presente é sempre o mais importante.

Estilo de vida minimalista

Adota apenas o estritamente necessário para viver com leveza; rejeita o consumismo, o supérfluo, como forma de alcançar a verdadeira liberdade.

Estilo de vida errante

Consiste em manter-se em permanente movimento, desapegado de coisas e pessoas. A felicidade é o que está mais adiante.

Estilo de vida pomposo

Almeja o luxo e o conforto. A felicidade é ter sempre as últimas novidades que garantam o requinte, o bom gosto e o deslumbramento das outras pessoas.

Estilo de vida natural

É aquele de quem busca saúde mental, física e emocional como forma de alcançar uma vida longa. A felicidade é estar ao lado de quem se ama, em um ambiente que gosta e fazendo o que lhe dá prazer.

Concluindo

Existem, com certeza, outros estilos de vida, além desses listados. Também é provável que cada um se reconheça vivendo mais de um deles ao mesmo tempo. De qualquer forma, descobrir e projetar o próprio estilo de vida é responsabilidade pessoal, quando se quer alcançar objetivos na vida. Avaliar o que cada um deles significa e qual predomina nas diferentes circunstâncias pelas quais passamos é fundamental. Frequentemente, é o estilo de vida predominante que orienta nossas decisões e atitudes.

Porém, mais importante que reconhecer o estilo de vida predominante é saber que podemos modificar comportamentos e que adotar um estilo de vida próprio ajudará a alcançar saúde física, mental e emocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima